Os lobisomens atualmente são uma cultura não muito apreciada pelas pessoas, muitos dizem que são só seres selvagens que são amaldiçoados e se transformam em monstros, mas que na realidade há muitas lendas sobre lobisomens e muitas vezes eles superam os seus vizinhos, os vampiros em muitos aspectos.
Só pra ter noção o unico mangá que foca realmente o lado licantropico é o obscuro Wolf Guy que tem um OVA de 6 capitulos lançado há seculos e um mangá publicado recentemente, em livros todos só remetem o mesmo clichê de historias de lobisomens (homem é amaldiçoado e se transforma em monstro, apavorando uma cidade), nem mesmo o livro do aclamado Stephen King (A Hora do lobisomem) se salva.
Existem apenas raras excessões sobre isso, tem um livro RPG chamado Lobisomem o apocalipse que foi o primeiro a variar e criar diversas formas sobre o lobisomem e do que eles são capazes, no cinema tem Underworld que também foca nos lobisomens de uma maneira bem sombria como nenhum outro jamais fez.
Tem também um fanzine americano chamado Alpha Luna é um mangá sobre uma menina que desde criança é amaldiçoada e se transforma em uma alcateia, o estilo da historia me pareceu bem promissor, lembra até Blood+. O link do fanzine é esse: https://www.alphaluna.net/index.php
Sobre a lenda:
O rei Lycaon da Arcádia, que era casado com a ninfa Cyllene, era um governante cruel, que não apenas oferecia sacrifícios humanos(tanto de homens quanto de mulheres e crianças) aos deuses, mas também devorava carne humana em horrendos banquetes. Assim como Lycaon, seus 50 filhos eram tão maus quanto o pai(exceto o caçula Nyctimus), participando de suas festas macabras. Furioso com a crueldade de Lycaon, Zeus em pessoa o amaldiçoou e a seus filhos, transformando-os em lobos(embora outras versões do mito dizem que Lycaon na verdade era um outro deus menor,que justamente por exigir sacrifícios humanos foi destronado e amaldiçoado a ficar na forma de lobo por Zeus), até que eles desistissem de carne humana por dez anos. Entretanto, parte dos filhos de Lycaon tinham sangue imortal(seja por Lycaon ser um deus, seja por serem filhos de uma ninfa); após a maldição, os filhos de Lycaon(os Lycans) se espalharam pelo mundo, dando origem às raças dos lobisomens e dos vampiros: aqueles que se transformavam em lobos e aqueles que mantinham sua imortalidade bebendo o sangue ou devorando a carne dos seres humanos(obviamente, o filme Underworld - Anjos da Noite foi baseado na lenda de Lycaon e seus filhos). Do nome de Lycaon foi que derivou as palavras modernas Licantropo e Licantropia, ambas referentes aos Lobisomens e sua maldição.
Ah... Já ia me esquecendo o livro Lua Nova também é promissora sobre as lendas dos lobisomens e ainda foge do esteriotipo sobre os lobisomens.
postado por MEGA-LOBO.
Data de registro: 03 Mar 2011, 19:47
Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, a Zeus e este como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
Algumas fotos aqui inseridas foram achadas na Internet. Se o seu copyright tiver
sido infringido, por favor nos avise por e-mail para que retiremos a foto.